Está aqui

Off-topic - Regresso ás aulas e ao Dentista!

por alves

O verão acabou e é hora de voltar ao trabalho escolar. Com o fim do verão, começa a azafama do regresso ás aulas e mochilas, livros, cadernos e todo o material escolar de sempre começam a aparecer novamente.

Chega novamente um período em que renovamos a ilusão de iniciar um novo projeto, uma nova etapa.

Para as crianças, significa um retorno à rotina, tão necessária em muitos aspetos, mas também a um período de suas vidas em que conhecerão novas pessoas, aprenderão coisas novas e terão novas relações com o ambiente.

Esta é a melhor oportunidade do ano para introduzir novas rotinas no dia a dia das crianças. É o melhor momento para conscientizá-los sobre a incorporação da rotina de saúde bucal, ou reforçar o compromisso caso já tenham iniciado antes.

Além disso, se for sua primeira visita ao dentista, é muito melhor acostumá-los ao dentista com visitas de rotina, em vez de ter que ir pela primeira vez para resolver um problema existente. Descobrir o novo ambiente de saúde enquanto sofre de uma doença é mais traumático do que ir a uma instalação que já lhes é familiar para se curar.

As férias de verão sempre envolvem excessos na alimentação, abuso de bebidas açucaradas, sorvetes, etc., e relaxamos bastante o hábito de escovar os dentes. Não há horários ou rotinas e as responsabilidades são um pouco relaxadas.

Ligar a revisão do material escolar para um regresso ordenado às aulas, com um check-up dentário numa visita regular ao nosso dentista, é uma ideia fantástica. Já que estamos lançando o curso, material, roupas e rotinas, vamos fazer com o melhor dos nossos sorrisos.

Na Clínica Dentária María Gómez Palacios de Cartaya (Huelva), recomendamos realizar um check-up de rotina no final do verão para detectar a tempo as patologias mais comuns que se desenvolvem durante o período de verão, especialmente entre os mais pequenos.

Esta visita deve fazer parte do programa de check-ups periódicos que todas as pessoas devem manter ao longo do ano. Todos os especialistas recomendam pelo menos uma visita por ano. Desta forma poderemos prevenir possíveis cáries e outras doenças bucais como infecções causadas por bactérias. Da mesma forma, acostumamos nossos filhos a adotar a prática de verificar regularmente sua higiene bucal, assim como fazemos com o resto do nosso corpo.

Da nossa clínica sempre enfatizamos que a prevenção é a melhor estratégia para manter uma boa saúde bucal. É fundamental introduzir na mentalidade das crianças esta forma de compreender o bem-estar individual para que estas comecem a cuidar de si desde cedo, entendendo que hábitos como a escovagem devem ser uma rotina diária incontornável.

Por outro lado, visitas regulares, como esta de volta às aulas, permitem detectar doenças comuns que precisam ser tratadas o quanto antes:

A gengivite (inflamação das gengivas) é consequência do acúmulo de placa bacteriana nos dentes durante um período, o verão, em que tendemos a negligenciar nossa saúde. É um dos problemas mais comuns, mas não menos importante, pois o simples sangramento das gengivas pode levar a condições graves, como a periodontite. As bactérias da placa atravessam as gengivas e inflamam e destroem o tecido ósseo, o que pode levar ao descolamento das peças e outras complicações graves.A cárie dentária representa o outro grande fator de atenção, já que comemos fora com frequência e não costumamos levar nossa escova de dentes conosco. Além disso, incluímos em nossa dieta um número maior de alimentos açucarados. É uma combinação ruim que diminui nossa proteção contra os inimigos da saúde bucal. Se não pararmos a cárie no início, corremos o risco de ela evoluir e atingir o nervo. Nesse caso, seria necessário um tratamento de canal, um procedimento mais complexo e mais incômodo.Trauma, acúmulo de placa, mordida incorreta ou qualquer outro problema que consideremos importante.Pode lhe interessar: Tudo sobre caroços na boca

Para tentar prevenir ao máximo esses riscos, podemos colocar em prática algumas tarefas simples: beber bastante água para hidratar a boca e manter o fluxo adequado de saliva; manter hábitos de higiene para evitar cáries, placa bacteriana e sensibilidade dentária decorrentes do aumento da ingestão de bebidas açucaradas, álcool ou sorvete, sempre carregando escova, fio dental e cremes dentais e enxaguantes bucais que contenham flúor para proteger os dentes. O cloro das piscinas é responsável por parte dessa desmineralização