Mostre a pessoa cega as principais dependências de sua casa, a fim de que ele aprenda detalhes significativos e a posição relativa dos móveis, podendo, assim, locomover-se sozinho. Para realizar esta tarefa, devemos colocar a pessoa cega de costas para a porta de entrada e dali, com auxílio, ela mesmo fará o reconhecimento à direita, à esquerda, como é cada peça e qual é a distribuição dos móveis.
Na rua
Ao encontrar uma pessoa cega na rua, pergunte se ela necessita de ajuda, tal como: atravessar a rua, apanhar táxi ou ônibus, localizar e entrar em uma loja, etc.
? Ofereça auxílio à pessoa cega que esteja querendo atravessar a rua ou tomar condução. Embora seu oferecimento possa ser recusado ou mal recebido por algumas delas, esteja certo de que a maioria lhe agradecerá o gesto.
A pessoa cega é muito mais observadora que os outros. Ele tem meios e modos de saber onde está e para onde vai, sem precisar estar contando os passos. Antes de sair de casa ele faz o que toda pessoa deveria fazer: procura saber bem o caminho a seguir para chegar a seu destino. Na primeira caminhada poderá errar um pouco, mas depois raramente se enganará. Saliências, depressões, quaisquer ruídos e odores característicos, tudo ele observam para sua boa orientação. Nada é sobrenatural.
? Em locais desconhecidos, a pessoa cega necessita sempre de orientação, sobretudo para localizar a porta por onde deseja entrar.
? Não tenha constrangimento em receber ajuda, admitir colaboração ou aceitar gentilezas por parte de uma pessoa cega. Tenha sempre em mente que solidariedade humana deve ser praticada por todos, e que ninguém é tão incapaz que não tenha algo para dar.
? Ao guiar a pessoa cega, basta deixá-la segurar seu braço e o movimento de seu corpo lhe dará a orientação de que precisa. Nas passagens estreitas, tome a frente e deixe-a segui-lo com a mão em seu ombro. Nos ônibus e escadas, basta pôr-lhe a mão no corrimão.
? Quando passear com uma pessoa cega que já estiver acompanhado, não o pegue pelo outro braço, nem lhe fique dando avisos. Deixe-o ser orientado só por quem o guia.
Jorge Patrício
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 3663 leituras
Comentários
tomaste o gosto
Olá Jorge !
Tou a ver q lhe tomaste o gosto, e agora de vez em quando mais um post útil do Jorge ! lool
Mais um post útil !
Eu acho é q realmente isto deveria ser mais divulgado, a menos q não queiras ! lool
Olha, eu já guio bem os cegos, mas ao princípio foi um bocado difícil, mas agora na boa ! lool
Ás vezes vou com uma cega em cada braço ... ! loool
Abraços