Está aqui

Novo motor de busca aceita pesquisa por voz

por Lerparaver

Accoona é hoje apresentado durante uma cerimónia em Paris

Sónia Gomes da Silva, Correspondente em Paris

O primeiro motor de busca europeu, www.accoona.eu, vai ser hoje lançado na cidade luz, com pompa e circunstância, no Palais de la Découverte (Palácio da Descoberta) - um espaço inteiramente dedicado às novas tecnologias. O nome do novo instrumento de pesquisa na Internet, que reconhecerá sete idiomas da União Europeia (UE), entre os quais o português, corresponde ao da sua identidade criadora, uma empresa do sector da inteligência artificial.

O seu lançamento, que terá por convidado de honra o ministro da indústria francês, François Loos, vai contar com a presença dos embaixadores ou representantes dos sete países cujos idiomas estarão representados, assim como dirigentes ou quadros superiores de multinacionais presentes na UE, e com a intervenção do campeão mundial de xadrez, Anatoli Karpov. A tecnologia utilizada, a inteligência artificial, que deverá simplificar a vida aos utilizadores através do uso de ferramentas interactivas, já foi lançada nos Estados Unidos e na China, em Dezembro de 2004.

Este concorrente de motores de busca populares, como o Google ou o Yahoo, recorre ao significado das palavras pesquisadas para apurar resultados e também cruza os dados e a informação existente com uma base de dados empresarial. Se o utilizador realizar uma pesquisa sobre compras de bens ou serviços, entre os resultados, surgirão as empresas fornecedoras. O Accoona, cujo nome deriva do suali, também dispõe da primeira barra de pesquisa accionada por voz, facilita a pesquisa de um ficheiro perdido no ambiente de trabalho, jogar xadrez e, segundo a empresa, os utilizadores estão livres de "adware" e de "spyware" - pedaços de código que se instalam nos computadores, sem autorização do internauta que visam a promoção automática de empresas e produtos e de espionagem, respectivamente.