Está aqui

I Concurso Nacional de Textos Inclusivos - Prémio Assis Milton

por Lerparaver

Press Release

O portal ajudas.com está a organizar o I Concurso Nacional de Textos Inclusivos que arranca já em Outubro e se estende até Maio de 2007. Trata-se de um desafio que visa sensibilizar para a escrita e reflectir simultaneamente sobre o tema Inclusão, promovendo ainda a integração de cidadãos portadores de deficiência, tal como Assis Milton tanto fez e defendeu.

Quem era Assis Milton

Assis Milton Ovídio Rodrigues nasceu a 27 de Agosto de 1942, na Cidade de Pangim, capital de Goa, onde frequentou a escola primária. Estudou na People’s High School até ao sexto ano, altura em que a visão deixou de lhe permitir ler livros e fazer os seus trabalhos.

Depois da anexação de Goa pela Índia, veio para Portugal; fez a sua reabilitação na Fundação Sain e ingressou na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa onde frequentou o curso de Germânicas.

Em 1969, interrompeu os estudos e rumou para Moçambique, fixando-se na Cidade da Beira. Em 22 de Julho de 1969, fundou, na cidade da Beira, o Instituto Assis Milton, a primeira Instituição moçambicana vocacionada a prestar apoio aos deficientes visuais para a sua educação, reabilitação e formação profissional.

Regressou a Portugal em 1976; em 1984, concluiu a Licenciatura em Línguas e Literatura Modernas pela Universidade Clássica de Lisboa.

Em 1980, fundou a APEDV para a formação profissional de deficientes visuais e sua colocação no mercado do trabalho.

Assis Milton publicou o livro “Estrelas no meu Céu Escuro” que foi lançado durante o Seminário Comemorativo dos 25 anos da APEDV que se realizou no dia 30 de Setembro de 2005, na Biblioteca Nacional em Lisboa.

Assis Milton faleceu no dia 20 de Março de 2006 depois de uma doença prolongada.

Por tudo isso merece esta justa homenagem que se traduz neste prémio nacional de textos inclusivos.

Regulamento

Todos, desde que não tenham livros publicados na área da Literatura, podem participar com textos originais e inéditos que façam alusão à inclusão ou integração de grupos desfavorecidos. O ajudas.com lança um apelo muito especial à participação de pessoas portadoras de deficiência e de diferentes etnias.

Os trabalhos devem ser enviados até ao dia 1 de cada mês, já a partir de Outubro e até dia 4 de Maio de 2007, via CTT ou correio electrónico, usando sempre um pseudónimo. Os textos serão avaliados tendo em conta a criatividade e inovação, qualidade literária, organização, coerência e coesão do texto e obediência às características do género em questão.

Todos os meses, o melhor texto apresentado será publicado no Jornal de Notícias, patrocinador da iniciativa. Em Maio, entre 24 e 27, durante a feira Ajutec 2007, decorre a cerimónia de entrega de prémios onde será divulgada a lista final dos vencedores.

Este projecto ambicioso e inovador conta ainda com a colaboração do Secretariado Nacional de Reabilitação e Integração da Pessoa Deficiente (SNRIPD). O Regulamento do Concurso está disponível em www.ajudas.com/campanhas/concurso.htm.

Da autoria de Carla e Pedro Faria, o ajudas.com nasceu para colmatar uma lacuna existente na área da reabilitação e suporte à deficiência. Dirigido ao leigo que só agora travou conhecimento com esta temática, mas também ao profissional que pretende manter-se informado sobre as novas técnicas, produtos e serviços, o portal ajudas.com reúne a informação, até aqui dispersa, sobre serviços, produtos ou avanços médico-terapeuticos.

O ajudas.com tem já desenvolvido outras iniciativas, entre as quais sobressai a distribuição gratuita de brinquedos adaptados a crianças portadoras de deficiência.