Está aqui

Verdadeiro Olhar - blog de Sérgio Gonçalves

Tecnologia para promover inclusão social de pessoas com deficiência profunda

por Sérgio Gonçalves

Tecnologia para promover inclusão social de pessoas com deficiência profunda

A Fundação Portugal Telecom e a empresa norte-americana Qualcomm anunciaram uma parceria para desenvolver tecnologia de telecomunicações móveis destinada a promover a inclusão social de pessoas com deficiência profunda.

«Esta colaboração tornará possível a disponibilização de Smartphones, computadores portáteis equipados com tecnologia wireless, software e hardware especiais aos participantes em três programas da Fundação Portugal Telecom», indica o comunicado divulgado pelas duas instituições, referindo-se aos projectos «Estrela», «Bola de Neve» e «Girassol», que apoiam pessoas com necessidades especiais.

No caso do Projecto Estrela, os Centros de Recursos para a Inclusão Digital existentes vão ser equipados com aparelhos Smartphones 3G (tecnologia de terceira geração) para que pessoas com Paralisia Cerebral «possam utilizar os equipamentos no quadro dos programas terapêuticos de desenvolvimento pessoal e inclusão social, permitindo-lhes igualmente comunicar regularmente com os seus familiares e prestadores de cuidados de saúde», adianta o documento.

Os smartphones serão equipados com programas informáticos de síntese e de reconhecimento de voz.

Por sua vez, o Projecto Bola de Neve abrange a fase de reabilitação de pacientes com limitações das funções neuro-motoras ou da fala devido a queimaduras ou ferimentos resultantes de acidentes.

Nestes casos, os Centros de Recursos, localizados em hospitais ou unidades de saúde, vão passar a integrar computadores portáteis para ajudar os pacientes gravemente feridos a comunicar com médicos e pessoal de enfermagem e a desenvolver competências para a vida autónoma depois da alta hospitalar.

Já o Projecto Girassol tem como objectivo a doação de Smartphones ou outros equipamentos móveis a pessoas com deficiência que não possuam recursos financeiros para comprar equipamentos, mesmo que a preços subsidiados.

O projecto vai disponibilizar tecnologias móveis a pessoas com deficiências profundas. Além disso, os sistemas e soluções de ensino remoto e de e-learning serão também utilizados por estudantes com deficiências profundas ou doenças severas, acrescenta o comunicado.

Financiados por iniciativa da Qualcomms Wireless Reach e geridos pela Fundação Portugal Telecom, estes projectos desenvolver-se-ão em 2008 (Projecto Estrela e Girassol) e na primeira metade de 2009 (Projecto Bola de Neve). 

Fonte - http://diario.iol.pt/tecnologia/portugal-telecom-qualcomm-deficientes-te...