Está aqui

Um novo recurso especial

por Lerparaver

Por Elizabet Dias de Sá

Em minha família, somos 8 irmãos dos quais 5 perderam progressivamente a visão. Sou psicóloga e trabalho como educadora. Sempre necessitei de recursos especiais em minha trajectória académica e profissional: bengala, guias humanos, sistema Braille, gravador, livros falados, ledores e computador tornaram-se indispensáveis em minhas actividades diárias.

Durante muitos anos, vali-me da máquina de escrever que deu lugar ao computador, cuja aquisição contribuiu decisivamente para uma maior produção e integração no mundo do trabalho. Utilizo o "dosvox", sistema interactivo que possibilita o feedback sonoro e o acesso directo à informação, sem a ajuda de terceiros. Faço uso do computador para redacção de correspondência pessoal, minutas, relatórios, projectos, edição de textos, cadastro de livros e de endereços. Leio e corrijo o que escrevo sem intermediários. Posso acessar os dados de meu interesse em um caderno de telefones ou uma agenda electrónica.

Agilidade, eficiência e autonomia são vantagens que colocam em evidência a superioridade do computador em relação à máquina de escrever. Erros nem sempre são percebidos por um dactilógrafo cego durante a redacção. Ele depende do olhar de outra pessoa que nem sempre estará presente para prevenir lápsos e enganos irrecuperáveis.

Já dactilografei linhas e páginas inteiras no branco por não perceber que a fita da máquina havia acabado ou ainda não percebia limites e margens, sobrepondo caracteres, o que tornava o texto incompreensível e meu trabalho redobrado. Além disso, nem tudo que se escreve é para ser compartilhado.

O computador elimina estes transtornos, além de economizar tempo e papel. A informática amplia as possibilidades de comunicação e de trabalho, remove obstáculos e desvantagens. Contribui para promover cada vez mais a aproximação das pessoas com deficiência dos patamares de competitividade e produtividade exigidos pelas sociedades modernas.

Elizabet Dias de Sá

observação: Actualmente utilizo o dosvox e o virtual vision e ambos possibilitam o acesso à internet.

Elizabet trabalha na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte/MG; presidente do Conselho Municipal das Pessoas portadoras de Deficiência de Belo Horizonte.