Está aqui

Conteúdos publicados por Norberto Sousa

400 artistas e 49 companhias com propostas sobre cegueira e luz no festival Imaginarius

por Norberto Sousa

O Festival Internacional de Artes de Rua Imaginarius regressa a Santa Maria da Feira de 25 a 27 de maio, com 400 artistas, 49 companhias e 11 estreias mundiais, num cartaz inspirado pela antítese entre cegueira e luz.

"Com um programa artístico que concetualmente coabita na antítese entre a cegueira e a luz, o Imaginarius apresenta em 2017 um conjunto de propostas de todo o mundo, que nos farão refletir a sociedade e a nossa forma de ser e estar", anunciou hoje a organização do programa, apresentado em conferência de imprensa.

...

Governo aprovou voto em braille e agiliza voto antecipado

por Norberto Sousa

O voto antecipado vai tornar-se universal, sem ser preciso comprovar o motivo. Outra novidade é o voto em braille para os invisuais. O voto electrónico presencial é introduzido a título experimental.

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira a introdução do voto em braille e do “voto em mobilidade”, que agiliza o processo de voto antecipado, tornando-o universal. Esta alteração integra o Programa Simplex+ 2016. Em simultâneo foi aprovada uma outra proposta de lei que altera o método de recenseamento eleitoral dos emigrantes, associando-o ao Cartão do Cidadão.

...

Brasil: Abril Marrom liga alerta para prevenção da cegueira

por Norberto Sousa

A perda de visão é um mal que acomete uma parcela considerável da população brasileira. Pensando nisso, governos, entidades médicas e centros hospitalares lançaram a iniciativa do Abril Marrom — mês destinado a minimizar os efeitos provocados pela cegueira. Neste ano, o foco principal da campanha será o glaucoma.

...

Brasil: Qual a pior coisa que poderia acontecer? Ficar cego, as pessoas dizem

por Norberto Sousa

Um estudo recente de pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins descobriu que a maioria dos americanos considera a perda de visão a pior doença que pode acontecer a eles

Um ensaio publicado no The New York Times, em novembro de 2016, por Edward Hoagland, escritor, romancista, 84 anos, amante da natureza e de viagens, vem causando repercussão, pois expressou temores comuns sobre os efeitos da perda de visão sobre a qualidade de vida.

...

Brasil: 'Descreve pra mim', leva escritor cego a cobrar acessibilidade em rede social

por Norberto Sousa

Há cinco anos Sidney Andrade, de Campina Grande, deixou de ver o mundo com os próprios olhos por um descolamento de retina nos dois olhos. Perdeu a visão e passou a enxergar através da descrição de outras pessoas. De forma lúdica e para tentar mudar nas pessoas o peso e a estigma contra a cegueira, Sidney, que tem 30 anos, criou uma conta na rede social Instagram para publicar imagens e pedir descrições diferenciadas dos seguidores. A página “descreve pra mim” já tem quase 150 publicações e imagens diversas.

...

Planta usada para preparar remédio caseiro pode levar à cegueira

por Norberto Sousa

O Pinhão-Branco, também conhecido como Pinhão-Manso, é uma planta  medicinal com indicações para tratamento de estômago e cicatrizante. Estudos a apontam com grande potencial industrial por produzir óleo que pode substituir o diesel.
Mas o uso dessa planta só deve ser feito sob orientação médica ou de especialista, porque o uso das sementes pode levar à cegueira, devido às alucinações que produz.

...

Lisboa: Torneios Jogos de Mesa

por Norberto Sousa

A Direcção da Delegação de Lisboa, promove a realização de torneios de jogos de mesa (Dominó, Sueca e Bilhar), tanto individual como por equipes.
Estão abertas as inscrições para todos os torneios com um valor simbólico de 2 euros por participante individual e 4 euros para a participação por equipe.
As inscrições podem ser feitas na sede da Delegação de Lisboa, Rua Rodrigues Sampaio, 146-2º Esqº Lisboa, de segunda a sexta-feira entre as 10 e as 18 horas, até ao dia 31 de Março 2017.

...

Brasil: Projeto promove diagnóstico e tratamento da cegueira e baixa visão no Grande Recife

por Norberto Sousa

Pacientes devem passar por triagem inicial.
Apartir desta segunda-feira (13), pessoas que convivem com baixa visão ou cegueira na cidade de Igarassu, no Grande Recife, poderão receber diagnóstico e tratamento gratuitos pelo projeto Sight First, da Fundação Altino Ventura em parceria com a prefeitura do município. Ao todo, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 900 pessoas devem ser beneficiadas pela ação.

...

Olho de peixe pode ser chave para cura da cegueira

por Norberto Sousa

Após estudo em peixe-zebra, cientistas identificaram que é possível reverter a degeneração macular. Essa condição, que lidera a causa de perda de visão ao redor do mundo, ocorre quando a retina é danificada. Reduzir os níveis de um produto químico do cérebro ajuda a regenerar a área afetada do olho, mostra esta nova pesquisa. Esse processo pode ocorrer antes mesmo do dano, prevenindo as pessoas de precisarem usar óculos.

...

O teatro que se ouve é um ensaio geral sobre a cegueira

por Norberto Sousa

Sessão especial de "Encontrar o Sol" no São Luiz. Na plateia, os espectadores são cegos e contam com uma ajuda preciosa e amplamente desconhecida: a audiodescrição. Fomos ver o que é e como funciona.
1O acesso
2Os primórdios da audiodescrição
3O público-alvo
4O palco
5Cai o pano

...

Cientistas russos afirmam estar próximos da cura da cegueira

por Norberto Sousa

Temos visto a tecnologia a desenvolver recursos importantes no campo da saúde, auxiliando a medicina em vários aspectos. Desde a construção em 3D de partes do corpo que por acidente foram danificadas, à reabilitação de pessoas com paralisia tetraplégica, a tecnologia é um aliado importantíssimo da ciência e medicina.
Cientistas do Centro de Análises Clínicas de Medicina Físico-Química da Rússia (CAC MFQ), cultivam retina através da reprogramação de células. Estes avanços poderão ajudar a curar a cegueira, referiu esta quinta-feira o jornal Izvestia.

...

Microsoft fala sobre acessibilidade no Windows 10 Creators Update

por Norberto Sousa

A Microsoft publicou nesta semana no Microsoft Accessibility Blog um post falando um pouco sobre as novidades com foco em acessibilidade no Windows 10 Creators Update.

De acordo com o post da Microsoft, o Windows 10 Creators Update trará diversas melhorias no Narrador e algumas delas já estão presentes nos builds mais recentes disponíveis para os participantes do Windows Insider Program e outras estarão disponíveis no início de 2017.
Confira abaixo algumas novidades com foco em acessibilidade no Windows 10 Creators Update:

...

Curso: Websites e Documentos Digitais Acessíveis - Évora

por Norberto Sousa

ÉVORA
30 de Janeiro de 2017
Segunda, 9h30-12h30 | 14h00-17h00
Direcção Regional de Cultura do Alentejo
Casa Nobre da Rua de Burgos

Formador
Norberto Sousa

Nota: Instituições interessadas em proporcionar esta formação internamente podem contactar-nos e solicitar um orçamento através do email geral[at]acessocultura.org

...

Páginas



1 a 25 de 607