Está aqui

Conteúdos publicados por Norberto Sousa

Dispositivo de IA que detecta cegueira é aprovada pela regulamentação nos EUA

por Norberto Sousa

18
Reguladores de saúde dos EUA afirmaram que permitirão a venda do primeiro dispositivo médico que usa um software de inteligência artificial para detectar mais do que um leve nível da causa mais comum de perda de visão por causa de diabetes.
O dispositivo, chamado IDx-DR e produzido pela IDx LLC, é o primeiro a poder ser utilizado por profissionais de saúde que não sejam clínicos ou oftalmos (como médicos de cuidados primários que interagem muito mais frequentemente com pacientes), permitindo que eles possam interpretar imagem e resultados.

...

Diário da República já tem aplicação móvel

por Norberto Sousa

O Governo divulgou três medidas implementadas esta semana. O Diário da República Electrónico é agora acessível para todos, está disponível numa aplicação móvel e é complementado com um dicionário jurídico.

O Governo anunciou esta semana a disponibilização de três novas medidas relacionadas com a renovação do Diário da República Electrónico, uma iniciativa em curso desde 2016 e que dá cumprimento a mais uma medida inscrita no programa Simplex+ 2017. 

...

Brasil: Campanha de prevenção à cegueira é levada às escolas

por Norberto Sousa

Toledo - O Paraná realiza este ano pela primeira vez a campanha Abril Marrom - de prevenção e combate às diversas espécies de cegueira. A Lei 19.097 foi sancionada em 2017. Em Toledo, as ações de saúde ocular serão levadas aos alunos da rede estadual e municipal através de palestras e testes oftalmológicos.
Na rede estadual, o Núcleo Regional de Educação viabiliza parcerias para promover campanhas educativas. No dia 26 de abril, com o apoio da Secretaria de Saúde de Toledo, será realizada uma palestra, às 8h30 no Ceebja (Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos).

...

Programação cultural acessível: Abril-Julho 2018

por Norberto Sousa

Uma cena musical do espectáculo "Montanha Russa"
—“Montanha Russa”, de Miguel Fragata e Inês Barahona
Está disponível a informação sobre a programação cultural acessível no período Abril – Julho 2018.
Programação com audiodescrição ou com experiências tácteis
Acessível também ao público com deficiência visual
Programação com interpretação em Língua Gestual Portuguesa
Acessível também ao público Surdo
Sessões descontraídas

...

Sessão: Introdução ao NVDA na APEC

por Norberto Sousa

Na próxima quinta-feira, dia 12 de abril, entre as 10:00 e as 12:00, terá lugar na Associação promotora do Ensino dos Cegos uma sessão de introdução ao NVDA. Nesta sessão terá oportunidade de conhecer ou rever as teclas básicas do NVDA que permitem começar a interagir com o computador.

...

Brasil: Gigantes do e-commerce não estão preparados para atender pessoas com deficiência

por Norberto Sousa

Os mais de 45 milhões de portadores de deficiência no País, segundo o IBGE, são ignorados pela maioria dos portais de comércio eletrônicos. O 2º Estudo de Acessibilidade em sites do Movimento Web para Todos, feito em conjunto o Ceweb.br, Centro de Estudos sobre Tecnologias Web do NIC.br e com o apoio do W3C Brasil,  identificou que os 15 sites de e-commerce mais acessados no Brasil, segundo o Ranking de Acessos do Alexa, falham no relacionamento com este público.

...

Aulas de informática e de inglês na APEC

por Norberto Sousa

A Associação Promotora do Ensino dos Cegos informa com agrado que começaram a decorrer, na nossa sede, aulas individuais e/ou de grupo de Inglês, à medida do nível de conhecimento em que cada inscrito se encontra. Se tem o interesse e/ou a necessidade de aprender esta língua, poderá inscrever-se e ter acesso de forma gratuita.

...

Brasil: Associação de Diabéticos de Barra Mansa anuncia ampliação de atendimentos aos bairros

por Norberto Sousa

A Associação de Diabéticos de Barra Mansa (Adibam) realizou na manhã desta sexta-feira, dia 23, na sede da Associação Comercial Industrial e Agro Pastoril (Aciap), no Centro, um café da manhã para seus conveniados e presidentes de associações de moradores. O evento serviu para anunciar a ampliação dos atendimentos da Adibam, que agora passará a ir aos bairros da cidade, e também com uma palestra de uma nutricionista parceira da entidade.

...

Cura para a cegueira pode chegar em cinco anos

por Norberto Sousa

Operação pode tornar-se tão comum como a das cataratas

Método de implantação de células estaminais foi testado em dois doentes que recuperaram visão
Dois doentes ingleses recuperaram a visão depois de terem sido submetidos a uma terapia inovadora. O processo consiste na aplicação de um "remendo" de células estaminais na parte danificada dos olhos. Os médicos que aplicaram esta nova técnica acreditam que pode estar disponível para todos os doentes com degeneração macular relacionada à idade (DMRI) húmida, dentro de cinco anos.

...

Moçambique lança hoje campanha contra infeção que pode provocar cegueira

por Norberto Sousa

As autoridades sanitárias do centro de Moçambique vão lançar hoje uma campanha de tratamento de tracoma, doença que pode provocar a cegueira.

A campanha vai abranger seis distritos da província da Zambézia onde se regista uma alta incidência de tracoma, afetando cerca de um milhão de pessoas.
Até sexta-feira, várias equipas vão percorrer os distrito de Chinde, Inhassunge, Luabo, Derre, Mopeia e Morrumbala para administrar antibióticos destinados a eliminar a infeção.

...

Apple realiza primeira sessão de ensino de programação para alunos cegos ou com baixa visão

por Norberto Sousa

Existem duas coisas sobre as quais a Apple está constantemente falando e que são, de fato, bastante importantes para o mundo de hoje: programação e acessibilidade.

Os esforços da Maçã para disseminar a programação levou-a a criar a iniciativa Everyone Can Code, que já está disponível em escolas e universidades espalhadas pelo mundo.

...

Estudante cria sistema que permite a deficientes visuais jogar games de corrida

por Norberto Sousa

Um estudante de pós-graduação da Columbia Engineering criou um sistema que permite a deficientes visuais jogar games de corrida com a eficiência de uma pessoa com visão normal. Brian Smith, criador do projeto, conta que o chamado RAD pode ser facilmente adicionado à maioria dos jogos de corrida disponíveis no mercado.

...

Microsoft lança app com som 3D que ajuda deficientes visuais a se locomoverem

por Norberto Sousa

A Microsoft lançou um aplicativo para iPhone que promete facilitar a vida de pessoas com deficiência visual. Batizado de “Microsoft Soundscape”, o programa permite que a pessoa adicione um alerta sonoro a locais de interesse e saiba pontos importantes ao seu redor na cidade. Usando um áudio tridimensional, o app ajudaria a reduzir o estresse e a ansiedade do indivíduo.

...

Brasil: Conteúdos de todos os cursos liberados por uma semana gratuitamente!

por Norberto Sousa

Está liberado gratuitamente até o dia 9 de março, a primeira semana de demonstração de todos os novos cursos via internet do primeiro semestre de 2018 do Portal da Deficiência Visual.

Neste período você poderá ter o primeiro contato com muitos conteúdos importantes e conhecer nossa metodologia de ensino, o formato das aulas e o nosso material didático, além de poder tirar todas as suas dúvidas com nossos professores inteiramente grátis!

...

Aprovado Tratado de Marraquexe para facilitar acesso a pessoas com deficiência visual

por Norberto Sousa

A União Europeia aprovou o Tratado de Marraquexe para facilitar o acesso das pessoas cegas, com deficiência visual ou com outras dificuldades à consulta/leitura de textos impressos em obras publicadas.
O Tratado de Marraquexe foi adotado em 2013 na Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), com o objetivo de facilitar a disponibilidade e o intercâmbio transfronteiras de livros e outros materiais impressos em formatos acessíveis em todo o mundo. Foi assinado pela União Europeia em abril de 2014.

...

Espetáculos com audiodescrição em março

por Norberto Sousa

4 de Março às 21h - Emissão em directo da Final do Festival da Canção

A audiodescrição estará disponível nas três principais plataformas de distribuição por cabo em Portugal [NOS, MEO e Vodafone], através do novo sistema de dual audio [áudio alternativo].
Qualquer telespetador com deficiência visual pode aceder ao serviço de audiodescrição através da sua operadora de cabo, ativando o serviço de áudio alternativo na sua set-top box, na opção de canal, selecionando a opção idioma português, sem nenhum custo adicional.

...

CP. Descontos vão chegar a mais pessoas com deficiência a partir de Março

por Norberto Sousa

A CP e o Instituto Nacional de Reabilitação (INR) assinam esta quinta-feira um aditamento ao protocolo existente para passar a abranger também pessoas com mais de 60% de incapacidade. Vão ter 20% de desconto no bilhete para qualquer comboio.
O protocolo em vigor desde Abril de 2016 prevê um desconto de 75% no preço do bilhete em qualquer percurso em 2ª classe, nos comboios Alfa pendular, Intercidades, Regionais, Inter-regionais e Urbanos da CP para pessoas com incapacidade superior a 80%. Se precisarem de acompanhante, este só paga três quartos do valor do bilhete.

...

Espetáculos com audiodescrição em fevereiro

por Norberto Sousa

11 de Fevereiro às 16h - Espectáculo de teatro “Actores” (com reconhecimento de palco às 15h) - TNSJ (Porto)
17 de Fevereiro às 21h - Espectáculo de Dança “WALKING WITH KYLIÁN. NEVER STOP SEARCHING”, da Companhia Paulo Ribeiro (com reconhecimento de palco às 20h) - Teatro São Luiz (Lisboa)
Metro: Baixa- Chiado
Teatro acessível a cadeiras de rodas.
24 de Fevereiro às 10h - Visita guiada com audiodescrição - Museu de Arqueologia - Exposição “Loulé - Territórios. Memórias. Identidades.” (Lisboa)

...

Doesdicon - Sessão de dança com audiodescrição no teatro Maria Matos

por Norberto Sousa

Na temporada 2017-2018, o Teatro Maria Matos, em Lisboa, tornou-se em mais um dos teatros nacionais a disponibilizar sessões com audiodescrição para pessoas cegas e com baixa visão.

No dia 15 de fevereiro às 21h30, na sala principal, será apresentado Doesdicon, um espetáculo de dança com coreografia de Tânia Carvalho e interpretação do Grupo Dançando com a Diferneça. Esta sessão será audiodescrita. O reconhecimento de palco será efetuado no mesmo dia às às 20h30.

...

Um Teatro para todos - S. João Porto

por Norberto Sousa

Começámos por legendar em língua inglesa os espetáculos no São João, para que os cidadãos estrangeiros que visitam o Porto possam conhecer não só o edifício de Marques da Silva, mas também o teatro que cá fazemos e apresentamos. Na temporada 2016-17, estreamo-nos na Língua Gestual Portuguesa (LGP) e também na Audiodescrição, promovendo sessões na carreira dos espetáculos que favoreçam o acesso de mais pessoas ao TNSJ. Muitas são as formas de ver e ouvir teatro!

...

Portugal pode tornar-se este ano autossuficiente no transplante de córneas    

por Norberto Sousa

Portugal pode tornar-se autossuficiente no transplante de córneas em 2018, disse à agência Lusa a presidente do Congresso da Associação Europeia de Bancos de Olhos, que decorre de quinta-feira a sábado, em Coimbra.

Segundo a oftalmologista Maria João Quadrado, ainda este ano vai avançar a criação de uma sala de cultura de córneas no Instituto Português do Sangue e Transplantação, que vai permitir "armazenar células durante mais tempo e de certa forma ajudar a programar as intervenções cirúrgicas".

...

Programação Acessível Janeiro – Março 2018

por Norberto Sousa

Audiodescrição no Núcleo do Fado e da Guitarra Portuguesa em Coimbra (pelo nosso associado Realizasom)
É com muito prazer que a Acesso Cultura informa sobre a programação cultural acessível no período Janeiro-Março 2018.

...

Investigação revela que consumo de café protege células da retina

por Norberto Sousa

O consumo de cafeína, em doses equivalentes a dois/três cafés por dia, protege as células da retina, conclui um estudo realizado por investigadores das universidades de Coimbra e de Bona (Alemanha). A investigação abre caminho para o desenvolvimento de “novas abordagens terapêuticas para o tratamento de doenças da visão associadas a episódios isquémicos, como a retinopatia diabética e glaucoma, duas das principais causas de cegueira a nível mundial”, afirma a Universidade de Coimbra (UC) numa nota enviada esta segunda-feira à agência Lusa.

...

Páginas



1 a 25 de 697