Está aqui

Conteúdos publicados por Norberto Sousa

Brasil: 'Descreve pra mim', leva escritor cego a cobrar acessibilidade em rede social

por Norberto Sousa

Há cinco anos Sidney Andrade, de Campina Grande, deixou de ver o mundo com os próprios olhos por um descolamento de retina nos dois olhos. Perdeu a visão e passou a enxergar através da descrição de outras pessoas. De forma lúdica e para tentar mudar nas pessoas o peso e a estigma contra a cegueira, Sidney, que tem 30 anos, criou uma conta na rede social Instagram para publicar imagens e pedir descrições diferenciadas dos seguidores. A página “descreve pra mim” já tem quase 150 publicações e imagens diversas.

...

Planta usada para preparar remédio caseiro pode levar à cegueira

por Norberto Sousa

O Pinhão-Branco, também conhecido como Pinhão-Manso, é uma planta  medicinal com indicações para tratamento de estômago e cicatrizante. Estudos a apontam com grande potencial industrial por produzir óleo que pode substituir o diesel.
Mas o uso dessa planta só deve ser feito sob orientação médica ou de especialista, porque o uso das sementes pode levar à cegueira, devido às alucinações que produz.

...

Lisboa: Torneios Jogos de Mesa

por Norberto Sousa

A Direcção da Delegação de Lisboa, promove a realização de torneios de jogos de mesa (Dominó, Sueca e Bilhar), tanto individual como por equipes.
Estão abertas as inscrições para todos os torneios com um valor simbólico de 2 euros por participante individual e 4 euros para a participação por equipe.
As inscrições podem ser feitas na sede da Delegação de Lisboa, Rua Rodrigues Sampaio, 146-2º Esqº Lisboa, de segunda a sexta-feira entre as 10 e as 18 horas, até ao dia 31 de Março 2017.

...

Brasil: Projeto promove diagnóstico e tratamento da cegueira e baixa visão no Grande Recife

por Norberto Sousa

Pacientes devem passar por triagem inicial.
Apartir desta segunda-feira (13), pessoas que convivem com baixa visão ou cegueira na cidade de Igarassu, no Grande Recife, poderão receber diagnóstico e tratamento gratuitos pelo projeto Sight First, da Fundação Altino Ventura em parceria com a prefeitura do município. Ao todo, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 900 pessoas devem ser beneficiadas pela ação.

...

Olho de peixe pode ser chave para cura da cegueira

por Norberto Sousa

Após estudo em peixe-zebra, cientistas identificaram que é possível reverter a degeneração macular. Essa condição, que lidera a causa de perda de visão ao redor do mundo, ocorre quando a retina é danificada. Reduzir os níveis de um produto químico do cérebro ajuda a regenerar a área afetada do olho, mostra esta nova pesquisa. Esse processo pode ocorrer antes mesmo do dano, prevenindo as pessoas de precisarem usar óculos.

...

O teatro que se ouve é um ensaio geral sobre a cegueira

por Norberto Sousa

Sessão especial de "Encontrar o Sol" no São Luiz. Na plateia, os espectadores são cegos e contam com uma ajuda preciosa e amplamente desconhecida: a audiodescrição. Fomos ver o que é e como funciona.
1O acesso
2Os primórdios da audiodescrição
3O público-alvo
4O palco
5Cai o pano

...

Cientistas russos afirmam estar próximos da cura da cegueira

por Norberto Sousa

Temos visto a tecnologia a desenvolver recursos importantes no campo da saúde, auxiliando a medicina em vários aspectos. Desde a construção em 3D de partes do corpo que por acidente foram danificadas, à reabilitação de pessoas com paralisia tetraplégica, a tecnologia é um aliado importantíssimo da ciência e medicina.
Cientistas do Centro de Análises Clínicas de Medicina Físico-Química da Rússia (CAC MFQ), cultivam retina através da reprogramação de células. Estes avanços poderão ajudar a curar a cegueira, referiu esta quinta-feira o jornal Izvestia.

...

Microsoft fala sobre acessibilidade no Windows 10 Creators Update

por Norberto Sousa

A Microsoft publicou nesta semana no Microsoft Accessibility Blog um post falando um pouco sobre as novidades com foco em acessibilidade no Windows 10 Creators Update.

De acordo com o post da Microsoft, o Windows 10 Creators Update trará diversas melhorias no Narrador e algumas delas já estão presentes nos builds mais recentes disponíveis para os participantes do Windows Insider Program e outras estarão disponíveis no início de 2017.
Confira abaixo algumas novidades com foco em acessibilidade no Windows 10 Creators Update:

...

Curso: Websites e Documentos Digitais Acessíveis - Évora

por Norberto Sousa

ÉVORA
30 de Janeiro de 2017
Segunda, 9h30-12h30 | 14h00-17h00
Direcção Regional de Cultura do Alentejo
Casa Nobre da Rua de Burgos

Formador
Norberto Sousa

Nota: Instituições interessadas em proporcionar esta formação internamente podem contactar-nos e solicitar um orçamento através do email geral[at]acessocultura.org

...

Governo compromete-se a incluir livros para invisuais no Plano Nacional de Leitura

por Norberto Sousa

Esta decisão surge depois de o presidente da ANIP ter apontado como falhas no PNL o facto de não abranger crianças invisuais e crianças em idade pré-escolar

A secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, comprometeu-se esta sexta-feira, em Coimbra, a incluir livros em braille e de leitura tátil no Plano Nacional de Leitura (PNL), embora sem assumir datas.

...

Anvisa aprova no Brasil primeiro medicamento para tratar doença que pode causar cegueira

por Norberto Sousa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou o uso de um medicamento biológico para o tratamento de uveíte não infecciosa de pacientes adultos que não tenham apresentado resposta adequada à terapia com corticosteroides, ou de pacientes para os quais os corticoides não são indicados.

Desta maneira, o 'Adalimumabe' passa a ser também uma opção na redução do uso de corticoesteróides em pacientes dependentes do mesmos. Com esta aprovação, o 'Adalimumabe' passa a ser a primeira terapia biológica aprovada para uveíte não- infecciosa no Brasil.

...

Risco de cegueira causada pelo diabetes é desconhecido por quase metade dos brasileiros

por Norberto Sousa

Quase metade dos brasileiros não sabe que o diabetes pode causar cegueira. É o que aponta uma pesquisa conduzida pela Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV), em parceria com a Bayer, que analisou o grau de percepção da população com relação às complicações oculares ocasionadas pela doença. A pesquisa foi feita em oito capitais brasileiras: Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, São Paulo, Brasília e Salvador, com 4 mil pessoas.

...

Um Teatro para todos - Porto

por Norberto Sousa

Há um ano o Teatro Nacional São João começou por legendar em língua inglesa os espetáculos no São João, para que os cidadãos estrangeiros que visitam o Porto possam conhecer não só o edifício de Marques da Silva, mas também o teatro que cá fazemos e apresentamos. Agora, na temporada 2016-17, estreamo-nos na Língua Gestual Portuguesa (LGP) e também na Audiodescrição, promovendo sessões na carreira dos espetáculos que favoreçam o acesso de mais pessoas ao TNSJ. Muitas são as formas de ver e ouvir teatro!
 

...

Congresso «Intervenção Multidisciplinar na Deficiência: Pespetivas e Desafios»

por Norberto Sousa

Local
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Data
de 18/10/2016 a 19/10/2016

Eixos Temáticos
list of 7 items
• Direitos Humanos e Cidadania
• Cultura, Família e Deficiência
• Políticas de Inclusão na Deficiência
• Reabilitação, Sociedade e Inclusão
• Educação: Recursos Educativos
• Integração Laboral do Cidadão Deficiente
• Saúde, Bem-estar e Qualidade de Vida
list end
Inscrição Gratuita mas Obrigatória

Local
Auditório Agostinho da Silva

...

Brasil: Alunos do AM desenvolvem óculos com sensor ultrassônico para cegos

por Norberto Sousa

Um dos desafios de deficientes visuais é a locomoção com segurança. Bengalas auxiliam na verificação de desníveis de piso e possíveis obstáculos até a altura da cintura, mas placas e outros objetos que estejam próximos dos membros superiores poucas vezes são percebidos e podem causar sérios acidentes. Pensando nisso, um grupo de 15 alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Amazonas) desenvolveu um modelo de óculos com sensor que percebe obstáculos a até 2 metros de distância.

...

Centro Internet Segura alerta comunidade escolar para inclusão e literacia

por Norberto Sousa

O consórcio Centro Internet Segura (CIS.pt) decidiu assinalar o início do ano letivo com um evento temático que pretende dar destaque à inclusão, literacia e acessibilidade digitais, dirigido aos estudantes, em particular aos jovens com necessidades especiais.

A sessão Marca a diferença por uma Internet Melhor realiza-se esta terça-feira, dia 11 de outubro, a partir das 9h30 na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa. Do programa faz parte a apresentação dos vídeos
Net com Consciência, websérie que o TeK acompanhou nas últimas semanas.

...

Bento XVI está "quase cego" desde 1994

por Norberto Sousa

O responsável regional da Casa Pontifícia e ex-secretário pessoal de Bento XVI, Georg Ganswëin, revelou que o agora papa emérito Bento XVI está “quase cego” e vê “muito mal com o olho esquerdo”, desde que em 1994 sofreu uma embolia e depois uma maculopatia.

“O papa está quase cego. Quem sabia?”, pergunta o antigo número dois do Vaticano, Georg Ganswëin, num artigo publicado este domingo pelo jornal italiano Corriere della Sera.

O ex-secretário pessoal do papa alemão Bento XVI fez estas declarações a propósito do seu livro-entrevista sobre Bento XVI recentemente publicado.

...

Páginas



1 a 25 de 598