Está aqui

Conteúdos publicados por Norberto Sousa nos últimos 30 dias

Open House: Vamos descobrir a arquitetura de Lisboa

por Norberto Sousa

Nesta edição da Open House, vai ser possível visitar gratuitamente 87 projetos de arquitetura em Lisboa, 37 dos quais integrados pela primeira vez na iniciativa. É já este fim de semana, dias 23 e 24

...

Sedentarismo é abordado durante 61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

por Norberto Sousa

Muitas doenças da vista poderiam ser evitadas se a população recorresse aos oftalmologistas para consultas de rotina. 

O último levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostra que entre 60% e 80% dos casos de deficiência visual no mundo poderiam ser evitados, por serem possíveis de prevenir e tratar, quando diagnosticadas a tempo. No Brasil, há mais de 1,2 milhão de pessoas cegas, ou seja, significa que quase 700 mil brasileiros cegos poderiam estar enxergando se tivessem recebido tratamento necessário no tempo adequado. 

...

Brasil: Serviço de Reabilitação Visual da FCEE volta a atender pacientes pelo SUS

por Norberto Sousa

A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e a Secretaria de Estado da Saúde reforçaram a retomada na prestação de serviços de reabilitação visual aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com assinatura de convênio na manhã desta quinta-feira (14), na sede da FCEE, em São José. 

Participaram do evento o presidente da FCEE, Eliton Verardi Dutra, o secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, e o deputado estadual José Nei Ascari, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). 

...

Espetáculo Moçambique com audiodescrição

por Norberto Sousa

Vimos, por este meio, divulgar o próximo espectáculo de teatro que irá incluir o recurso de audiodescrição (recurso para pessoas com deficiência visual).
A próxima data será a primeira vez da implementação do recurso no Teatro Municipal Maria Matos no espectáculo “Moçambique”, da Companhia Mala Voadora.
Abaixo deixamos a comunicação oficial do Teatro Municipal Maria Matos com todas as informações de que necessitam.
Se puderem ajudar na divulgação de mais este espectáculo inclusivo agradecemos.
E, contamos com a vossa presença!
Obrigada.

...

Sessão de Esclarecimento de Dúvidas Digitais

por Norberto Sousa

Vamos realizar, no próximo dia 18 de setembro, entre as 14h e as 17h, mais uma sessão de esclarecimento de dúvidas digitais. Nestas sessões, os participantes são convidados a trazer o seu equipamento e colocar-nos as suas dúvidas e questões: traga o seu smartphone, tablet ou computador e venha até à Fundação Sain esclarecer as suas dúvidas sobre a utilização de equipamentos digitais com recurso a leitores de ecrã ou ampliação (pessoas cegas e com baixa-visão).

...

Próximas audiodescrições - Lisboa  

por Norberto Sousa

Arroios Film Festival é o primeiro do país com audiodescrição
É já no dia 16 de setembro que, pela primeira vez em Portugal, um festival de cinema vai disponibilizar audiodescrição. Esta novidade surge pela mão do Arroios Film Festival numa sessão única a partir das 19 horas no auditório da Escola Secundária de Camões (PRAÇA JOSÉ FONTANA, LISBOA).

...

ACAPO lança Petição contra as restrições e discriminação no acesso à Prestação Social para a Inclusão (PSI

por Norberto Sousa

No cumprimento das regras estatutárias e regulamentares, a ACAPO lança uma Petição contra as restrições e discriminação no acesso à Prestação Social para a Inclusão (PSI).

Após várias diligências, junto do Senhor Presidente da República, Senhor Ministro do Trabalho, Segurança Social e Solidariedade, Provedor de Justiça e Grupos Parlamentares, que até ao momento não tiveram qualquer reação, a ACAPO lança uma Petição.

Especificamente, peticionamos:

...

Brasil: Paraquedistas farão salto de bungee jumping para deficientes visuais

por Norberto Sousa

Iniciativa é primeira etapa do projeto "Pantanal Radical", que vai acontecer no mês de outubro

Valdir durante salto com instrutor de paraquedas no ano passado. Dessa vez, vai encarar o bungee

Deficientes visuais que moram em Campo Grande terão oportunidade ímpar de sentir a emoção de um salto de bungee jumping. Por meio do projeto ‘Esportes de Aventura para Pessoas com Deficiência Visual’, o grupo Pantanal Paraquedismo vai oferecer saltos gratuitos a esse público na próxima quarta-feira (30), a partir das 15h. 

...