Está aqui

Conteúdos publicados por Norberto Sousa nos últimos 30 dias

400 artistas e 49 companhias com propostas sobre cegueira e luz no festival Imaginarius

por Norberto Sousa

O Festival Internacional de Artes de Rua Imaginarius regressa a Santa Maria da Feira de 25 a 27 de maio, com 400 artistas, 49 companhias e 11 estreias mundiais, num cartaz inspirado pela antítese entre cegueira e luz.

"Com um programa artístico que concetualmente coabita na antítese entre a cegueira e a luz, o Imaginarius apresenta em 2017 um conjunto de propostas de todo o mundo, que nos farão refletir a sociedade e a nossa forma de ser e estar", anunciou hoje a organização do programa, apresentado em conferência de imprensa.

...

Governo aprovou voto em braille e agiliza voto antecipado

por Norberto Sousa

O voto antecipado vai tornar-se universal, sem ser preciso comprovar o motivo. Outra novidade é o voto em braille para os invisuais. O voto electrónico presencial é introduzido a título experimental.

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira a introdução do voto em braille e do “voto em mobilidade”, que agiliza o processo de voto antecipado, tornando-o universal. Esta alteração integra o Programa Simplex+ 2016. Em simultâneo foi aprovada uma outra proposta de lei que altera o método de recenseamento eleitoral dos emigrantes, associando-o ao Cartão do Cidadão.

...

Brasil: Abril Marrom liga alerta para prevenção da cegueira

por Norberto Sousa

A perda de visão é um mal que acomete uma parcela considerável da população brasileira. Pensando nisso, governos, entidades médicas e centros hospitalares lançaram a iniciativa do Abril Marrom — mês destinado a minimizar os efeitos provocados pela cegueira. Neste ano, o foco principal da campanha será o glaucoma.

...

Brasil: Qual a pior coisa que poderia acontecer? Ficar cego, as pessoas dizem

por Norberto Sousa

Um estudo recente de pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins descobriu que a maioria dos americanos considera a perda de visão a pior doença que pode acontecer a eles

Um ensaio publicado no The New York Times, em novembro de 2016, por Edward Hoagland, escritor, romancista, 84 anos, amante da natureza e de viagens, vem causando repercussão, pois expressou temores comuns sobre os efeitos da perda de visão sobre a qualidade de vida.

...