Está aqui

Conteúdos publicados por Norberto Sousa nos últimos 30 dias

Programação Acessível Janeiro – Março 2018

por Norberto Sousa

Audiodescrição no Núcleo do Fado e da Guitarra Portuguesa em Coimbra (pelo nosso associado Realizasom)
É com muito prazer que a Acesso Cultura informa sobre a programação cultural acessível no período Janeiro-Março 2018.

...

Investigação revela que consumo de café protege células da retina

por Norberto Sousa

O consumo de cafeína, em doses equivalentes a dois/três cafés por dia, protege as células da retina, conclui um estudo realizado por investigadores das universidades de Coimbra e de Bona (Alemanha). A investigação abre caminho para o desenvolvimento de “novas abordagens terapêuticas para o tratamento de doenças da visão associadas a episódios isquémicos, como a retinopatia diabética e glaucoma, duas das principais causas de cegueira a nível mundial”, afirma a Universidade de Coimbra (UC) numa nota enviada esta segunda-feira à agência Lusa.

...

Eles vão usar genes de algas para tentar curar um tipo de cegueira

por Norberto Sousa

Retinite pigmentosa é o nome dado a um grupo de distúrbios genéticos que afectam a retina, e causar uma degeneração dos mesmos. O resultado é que a pessoa vai sofrer uma perda progressiva da visão para acabar sofrendo de cegueira total. Mas agora a empresa britânica GenSight Biologics recebeu autorização para executar testar um novo tratamento baseado em optogenética, para tentar curar esse tipo de cegueira.

...

Brasil: Pessoas com deficiência e o acesso à informação: Recomendações de acessibilidade indicadas para web

por Norberto Sousa

A internet e suas possibilidades estão acessíveis por todo o mundo. Ouso dizer que os “Apps” como WhatsApp, Facebook, Instagram, Twitter etc tem sido os meios de comunicação mais utilizados, possibilitando o acesso em inúmeras coisas como pesquisas com finalidade profissional, acadêmica, política, vida social, sexual etc. Obviamente que a internet e seus aplicativos têm seus prós e contras. Existem diversas discordâncias sobre a internet como parte integrante do meio.

...

Brasil: União de especialidades para ampliar acessibilidade na web

por Norberto Sousa

Parceria entre eSSENTIAL ACCESSIBILITY e Hand Talk aumenta tecnologia assistiva na internet. Meta é oferecer a todas as pessoas com deficiência uma experiência completa e satisfatória no comércio eletrônico, nas relações corporativas e na socialização.

Empresas querem ampliar as formas de acesso e garantir a todas as pessoas com deficiência uma experiência completa e satisfatória no comércio eletrônico, nas relações corporativas e na socialização.

...