Está aqui

Cirurgia de catarata congenita

por Ésoj
Forums:

Eu nasci com catarata congênita nos anos 80 e me operei após um ano de nascimento, foi um sucesso a operação mas por falta de informação eu não enxergo mais da minha vista direita (Operada).
Alguém saberia me dizer se naquela época existia uma maneira de se enxergar após a operação? O que eu deveria ter feito?
Existia uma lente? Um processo? Um meio? Porque hoje eu tenho um olho que poderia ser cuidado e estar enxergando perfeitamente. Obrigado.

Eu nasci com catarata congênita que só foi descoberta aos meus sete meses de idade. Foi realizada então em mim uma operação que não foi bem sucedida e hoje em dia uso 14 graus no olho direito e 13 no olho esquerdo. Sempre me disseram que o problema ocorrido na minha cirurgia era de que o médico teria retirado o cristalino e a capsula que o envolvia tornando impossível recoloca - lo. Tenho 18 anos e até hoje uso óculos com mais ou menos esse grau (quando eu era bebê eu usava 19 graus), sempre tive muita curiosidade de saber se existiam pessoas com o mesmo problema ou pelo menos parecido, ou se hoje posso ter esperança em nao precisar mais usar o óculos atraves de uma operação ou algo assim.
Então por favor se alguém que ler isso souber de alguma coisa e puder entrar em contato eu agradeço.
Obrigada

Minha prima de 7 anos tinha este problema, fez este ano (2008) uma(2 uma em cada olho) cirurgias(colocaram um lente no olho dela). Acho que a cirurgia foi +/- essa: http://www.wellingtonsantos.com/catarata.htm . Agoa ela vai usar um oculos bifocal de 3 graus apenas, e acho que este é um problema além catarata. Se informe melhor. Alem do mais , como ela era de baixa renda ainda conseguiu de graça todo processo e cirurgia, algo que custaria alguns mil particular.
Boa Sorte.

Olá, lemos o seu comentário e a história do Cris é parecida com a sua.... Entre em contato conosco para conversarmos mais.

Até,

Andresa e Cristiano

Oi!
Minha filha tbm teve catarata e foi realizado as cirurgias quando ela tinha dois anos de idade ficamos bastante preocupados pois nunca tínhamos ouvido falar nisso, fazem 6 meses que ela realizou as cirurgias e tem 15 graus em cada olho, tenho muitas dúvidas com relação ao tratamento e recuperação de minha filha, então gostaria de fazer algumas perguntas e se possível me responda ficarei muito grata. Vc fez algum tipo de estimulação para melhorar sua visão? Teve alguma dificuldade na escola ou em sua vida devido sua baixa visão? A oftalmo da minha filha nos disse que quando ela estiver com +- 16 anos de idade poderá colocar uma lente interna e vc realmente não poderá? minha filha tbm retirou o cristalino.
Obrigada, ficarei aguardando sua resposta.

Eu TENHO A HISTORIA PARECIDA, NASCI EM 1981, E DOIS ANOS APÓS FOI DESCOBERTO A CATARATA, FIZ DUAS CIRURGIAS, UMA EM CADA OLHO, SENDO QUE COM INTERVALO DE 1 ANO +/- DE UMA CIRURGIA PARA A OUTRA, NESSA CIRURGIAS O MEDICO OFERECEU A IMPLANTAÇÃO DA LENTE, MAIS NA EPOCA ERA EXPERIENCIA EM CRIANÇAS E MEUS PAIS NÃO ACEITARAM.
O INTERVALO DE UMA CIRURGIA PARA A OUTRA, OCASIONOU UM ATROFIAMENTO NA RESPOSTA DESSA SEGUNDA CIRURGIA, O QUE O MEDICO INFORMOU QUE SERIA CORRIGIDO COM UM TAMPÃO NO OLHO BOM, FORÇANDO O OUTRO OLHO A REAGIR, MAIS COMO ERA CRIANÇA NÃOACEITEI O TRATAMENTO
1991 FOI CONSTADO QUE A CATARATA ESTAVA RETORNANDO
E QUE DEVERIA SER QUEIMADA COM YAG-LASER FOI REALIZADO E NUNCA MAIS HOUVE PROBLEMAS
HOJE TENHO VISÃO BOA, COM LENTES(14.25) DIRIJO A NOITE ENTRE OUTRAS COISAS
MAIS ESTOU EM BUSCA DE UMA LENTE MAIS FINA. ALGUÉM POSSUUI ALGUMA REFERENCIA

Minha filha também teve catarata e fez cirurgia aos dois anos de idade com intervalo de 20 dias entre uma cirurgia e outra, hoje fazem 6 meses que as fez. Nunca conversei com ninguém que estivesse passado por isso, então eu e meu esposo temos muita dúvida de como será a recuperação de nossa filha, então gostaria de fazer algumas perguntas e se possível que me respondesse, com quantos graus foi o seu primeiro óculos? os graus diminuiram com o passar do tempo? vc teve alguma dificuldade na escola devido ao seu problema? vc foi privado de fazer alguma coisa por falta de visão? Minha filha usa tampão 6 horas diárias alternando os olhos, isto é cada dia em um. Em relação a lente, minha filha tem 15 graus e ela usa a lente ômega a qual segundo a oftalmologista é a melhor para a quantidade de graus, mas a mesma não é fina e os olhos dela ficam um pouco aumentados. Vc não pôde colocar as lentes internas? A oftalmo nos falou que quando ela tiver com 16 anos+- poderá fazer o implante, pois aos 2 anos eles não o fazem pelo fato de mudar os graus e também pelo fato de estar em fase de crescimento.

Minha filha também nasceu com catarata, apenas em um dos olhos, fez cirurgia aos 8 meses. Hoje está com 5 anos, o médico disse que não era possível o implante da lente definitiva pelo fato do olho estar crescendo e que o implante seria feito qdo o crescimento estabiliza-se, sendo ainda que a idade para a estabilização do crescimento varia de criança para criança. Desde a cirurgia sempre usou oculos e tampão. Quanto ao tampão, qdo tinha 1 ano usava 1 dia e tinha 1 de folga, 2anos usava 2 dias e tinha 1 de folga e assim por diante...para cada ano a mais 1 dia a mais de tampão. Atualmente ela usa lente de contato, não queria mais os oculos, sendo que estes também aumentavam o tamanho do seu olho e quando chegava em lugares onde as pessoas não a conheciam logo perguntavam o que ela tem no olho?Ficava constrangida, chorava, queria tirar os oculos e o tampão.Na escola sempre foi bem aceita. No incio o oculos tinha 18 graus, hoje está com 16. A maior dificuldade é a visão para longe e o uso no tampão. As vezes faltam forças, mas um dia tudo vai acabar e bem.

forças não desanime,mwu filho tem 4 anos e esta com catarata congenita em ambos olhos,onde sua filha foi operada?entre em contato para que possamos trocar experiencias e dar forças uma a outra,bjocas.

Oi me identifiquei com o seu depoimento...Minha filha nasceu com catarata no OE.Descobrimos no primeiro dia de vida e ela fez a cirurgia com 47 dias de vida.Hoje está com 3 anos e meio e é uma luta usar o tampão!Tentamos a lente de contato quando ela estava com 9 meses...usou por 1 ano e meio quase mas teve uma conjuntivite grave no OE, sem sequelas, mas optamos por voltar para os óculos e tentar a lente mais tarde.Hoje ela usa o óculos com lente bifocal ,uma briga diária!Ela nasceu com 20 graus e hoje está com 16 graus...A cada dia tenho que criar uma forma pra convencê-la a usar o óculos e o tampão!Difícil mas não desisto...sei que é pro bem dela.

Olá tenho um filho lindo, de 1 ano e 7 meses, detectamos a catarata dele com 2 meses de idade, desde então faço o companhamento com usando o tampão, no olho bom, segundo a Drª Ana Beatriz Hungaro, a catarata dele não é tão densa, ou seja ele enxerga com dificuldade mas enxerga, daí estamos aguardando o momento ideal para fazer a cirurgia, a maior dificuldade é o uso do tampão, tem época que ele está bem usa sem problema mas tem dias que é difícil, ele começou com uma hora por dia aos 3 meses ,hoje com 1 ano e 7 meses, fica por volta de 5 horas a 6 horas por dia. Tenho dúvida se vai ser implantado lente?? Ele vai usar óculos etampão?? Alguma mãe teve um bebe que já fez a cirurgia com a implantação da lente? como é o pós operatório, alguém é paciente da Dr Ana Beatriz Crestano Úngaro.

Gente, estou trabalhando em um material informativo sobre catarata.
O site http://www.drdurval.med.br procura explicar sobre cataratas difíceis.
Acredito que dúvidas possam ser reportadas ao médico...
Abraço.

Oi,eu também tive catarata congenita aos 5 anos de idade,na época tb fiz a cirurgia e tempo depois fiquei com extrabismo no olho esquerdo.Durante cinco anos fiz tratamento,usando tampão,lente de contato...mas foi tudo em vão.
Na minha adolescencia sofri muito por causa do extrabismo,pois era motivo de piadas na escola entre amigo do tipo"olha ela olha pro dois lados" entre outras até mesmo populares.
Em todos os medicos que eu ia diziam que não havia solução solução nem para corregir o extrabismo,pois pelo fato de eu não enxergar desta vista o extrabismo voltaria.Eu sofria demais.
Até que uma amiga da minha mãe que trabalhava com ela nos falou sobre um medico que realizaria a cirurgia de correção e que garantiria que o extrabismo não voltasse.
Fomos então nesse medico,ele nos garantia e eu fiz a cirurgia em 1997,e graças a DEUS não voltou.
Olha gente pra mim foi uma FELICIDADE imensa,passei a ter mais controle das minhas emoções pra dizer a verdade sai do CASULO...
E hoje fui ao um oftalmologista fazer um favor pra um amigo,e conversei com uma responsavel do consultorio e contei a ela o meu caso,ela me incentivou,a marcar uma consulta com o Dr da clinica e explicar a ele o meu,pois ela acha que pode haver reversão sim e eu até posso voltar a enxergar desse olho.
GENTE sai de lá com uma vontade imensa,de passar logo por esse medico.Hoje tenho 33 anos,sou casada me sinto realizada por ter uma filha LINDA e ABENÇOADA,mas ainda assim gostaria de poder enxergar dos dois olhos então não vou desistir.
Hj em dia a medicina evoluiu muito, e nunca é tarde.
Beijos a todos que postarão nesta pagina.

Boa Tarde ,

Fico muito feliz em saber q por fim td deu certo para vc ...
Estou passando por um momento muito dificil , minha filha nasceu dia 01 desse mes hj esta com 11 dias , foi constatado q ela possui a catarata congenita no olhinho esquerdo ... parece q meu mundo caiu ... estou procurando especialistas e segundo eles ela devera ser operada ate 7 semanas de vida p melhor eficacia ... gostaria de saber qual medico resolveu seu problema... por favor , imagino oq vc deve ter passado na infancia e na adolescencia e sofro muito imaginando oq vira pela frenta p minha bebe , agradeco desde jah sua atencao... Felicidades ... Muito obrigada !

Olá já passou algum tempo desde o seu comentário, provavelmente a sua filha já deve ter sido operada, quero lhe dizer que a minha filha foi operada a uma catarata aos 15 meses, a catarata não era visivel e só se descobriu porque se detectou que ela estava com estrabismo, foi a médica com a especialidade em estrabismo que detectou que o estrabismo se devia a uma catarata, essa operação teve que ser feita o mais depressa possivel, porque quanto mais tempo demorar mais dificil se torna a recuperação, ao contrario dos adultos que são operados, o cerebero destas crianças não estã habituado a receber imagem daquele olho e começa a ignoralo, é uma coisa desconhecida, dáí a recuperação da visão ser tão dificil. É um problema que não se fica apenas pela cirurgia pois tem que ter um acompanhamento para a vida, no nosso caso quer na recuperação da visão quer da parte estetica ou seja do estrabismo para quando for crescida não tenha traumas.

Olá, é pelo imenso amor ao meu filho e desespero total em querer fazer algo para ajudá-lo que entrei neste site e encontrei o seu depoimento, o que fez surgir em meu coração uma pontinha de esperança. Sei que este post é bastante antigo, mas tenho muita fé em Deus e sei que chegará em suas mãos meu pedido de ajuda.
Meu filho nasceu com catarata congenita e só descobrimos aos 5 anos de idade, ele fez a cirurgia, que foi bem sucedida e o medico que o operou disse talvez ele recuperasse 30% da visão e que não tinha mais nada a fazer.
Hoje ele tem 8 anos fui fazer exames de rotina que sempre fiz a cada 1 ano, porém, com outra médica e então a surpresa. Ela ficou abismada com a conduta do tal médico, pois, segundo ela meu filho deveria ter feito o tratamento com o tampão por pelo menos 2anos, tempo em que o cerebro da criança ainda esta em formação e agora ele não tem visão alguma nesta vista e desenvolveu um pequeno estrabismo que segundo ela não há o que fazer, pois, se ele não enxerga com esta vista, o estrabismo sempre voltará. E descobri que ele esta com miopia na vista direita o que corresponde a 80% de comprometimento desta vista, ou seja, ele enxerga apenas 20% na OD e nada na OE.
Por favor, me ajude, que médico é este em que você fez esta cirurgia de estrabismo, onde fica, você ainda tem o contato dele???? Se tiver como me responder eu agradeço muito e que DEUS continue a abençando hoje e sempre.

Minha filha operou de catarata congênita com a Dra Marcia Tartarella em SP (Tel 011 38366100), ela é referência no Brasil e no exterior, vá nesta médica que é de extrema confiança.
Boa Sorte!

sou mãe de daniel que operou de catarata, phpv e glaucoma com Dra. Márcia Tartarella de São Paulo. Também confirmo como uma médica excelente e segura no que diz. meu bebê continua bem e estável, melhorando a cada dia...É o mínimo sair de Salvador para as consultas. Sei que a visão de meu filho compensa infinitamente mais.

Olá,
Tudo bem?
Nem sei se vcs acessam esta página com frequência, mas esta resposta que li me fez ter esperança de sair do CASULO, como vc msm disse.

Eu nasci com catarata no OE no ano de 1987, mas também só foi diagnosticada qdo tinha 5 anos.
Fiz a cirurgia, mas sem o implante da lente.
Na infância todo usei o famoso óculos com lente fundo de garrafa com o tampão.
Não me lembro ao certo quando, mas também desenvolvi o estrabismo.

Em 2005, fiz a cirurgia só do estrabismo, o que já me trouxe uma maior felicidade msm a correção não tendo sido 100%.
Só corrigiu o estrabismo horizontal, ficando um pouquinho do vertical.

Porém, agora em 2011 o estrabismo está voltando e eu estou desesperada.
Já nem tenho vontade de sair de casa. Meus amigos vivem perguntando, ou olhando com cara estranha para o meu olho.
O médico que me operou em 2005 faleceu, e em todos os outros q eu vou, nenhum quer operar o estrabismo.

Gostaria imensamente de saber o nome, e dados da clinica do médico que lhe operou.
Não encontrei nenhuma dessas informações nem seu e-mail para entrar em contato.

Por favor, peço muitooooo para que entre em contato comigo pelo e-mail: renata.vnobre@gmail.com

Att,

Olá, não sei se verão isso, espero que sim, nasci com a catarata congenita e por erro médico não operei logo de imediato, ele disse a minha mãe que deveria esperar meu olho se formar por completo, que é um grande erro, fiz duas cirurgias uma com 1 ano e outra aos 3 anos no hospital de olhos em Belo Horizonte, hoje tenho 21 anos e sofro bastante pois o meu olho esquerdo que foi operado, eu não tenho o controle sobre ele, me sinto completamente insegura, pois sinto vergonha de olhar para as pessoas, sei que incomodo alguns, gostaria de saber se tem alguma cirurgia para melhorar isso, realmente tenho vergonha das pessoas....
beijos e agradeço desde já

ola , eu tambem nasci com catarata congenita , eu só pode fazer minha cirurgia com 16 anos de idade , é claro que eu não enxergo , porém eu uso duas proteses uma interna e outra externa : a protese externa se chama protese ocular , depois se quiser pesquisar no google .Mas eu vim falar dessa protese ocular ela corrigiu meu olho , pois minha palbebra ficava caida , e hoje as pessoas nem percebi que não enxergo .

Olá me chamo Luana , tenho 16 anos , aos 4 anos minha mãe me levou ao oftalmologista pq tinha estrabismo no olho direito os médicos disseram para ela que além do estrabismo eu não enxergava do olho direito , e recomendou usar óculos e tampão , aos 10 anos faltando um mês para completar 11 tive catarata , minha mãe me levou ao medico novamente dai eles disseram que não adiantava fazer cirurgia nem para estrabismo nem para catarata pq eu não tinha mais o fundo do olho direito se realizasse a cirurgia o meu olho direito poderia muchar e eles não queria arrisca , hoje eu tenho bastante medo da catarata passa para meu olho esquerdo e eu ficar cega , se alguém tiver uma historia parecida com a minha e tiver melhoras nessa doença por favor me avisa ! beijos !