Está aqui

www.lerparaver.com/blogs/luisferreira - blog de Luís Ferreira

A chachada da ACAPO

por Luís Ferreira

Recentemente, o conselho pedagógico de uma escola da província aprovou uma actividade de divulgação e sensibilização sobre o braille para o mês de Janeiro, tendo para o efeito contactado a DN da ACAPO.
Pelo que me foi dito, a referida instituição nada disse sobre o assunto. É uma falta de respeito, de consideração e até de educação dos dirigentes e de/ou funcionários da instituição. Não vale a pena. Os dirigentes daquela instituição apenas estão interessados na sua promoção pessoal, pois sempre que uma televisão ou um jornal lhes acena com uma entrevista ou reportagem, a demora é pouca ou nenhuma, mas para divulgar, sensibilizar e promover o braille e da deficiência visual, numa escola da província, a resposta é nula.
Depois vêm falar-nos de democracia em Portugal, vivemos é numa aristocracia em todos os sentidos, incluindo na deficiência visual. Só uma camarilha com meia-dúzia de "cegos Vip" é que quer, pode e manda e todos os outros são coisa nenhuma.
Eu considero que para um deficiente visual que não quer ser um simples mendigo, sobreviver no mundo daqueles que consideramos normo-visuais é difícil, mas sobreviver no mundo dos deficientes visuais é quase impossível, porque é um mundo de "feras".
Reitero o que disse várias vezes, não faço oposição à nenhuma direcção da ACAPO, mas também não dou o meu apoio. Promovam-se lá há vontade, até podem ir todos os dias para a televisão mostrar as suas facilidades. se eles já tivessem passado o que eu passei, aí sim, é que eu lhes dava valor, pois tinham conseguido vencer.
É por estas e por outras que os cegos e amblíopes portugueses nunca conseguirão uma grande integração e alguns dos que ainda estão minimamente integrados poderão no futuro regredir, devido à crise económica e de valores e às novas leis laborais. Mas a decadência de muitos cegos e amblíopes portugueses talvez interesse aos dirigentes acapuenses e seus seguidores, pois assim, julgam que será mais fácil brilharem.

Comentários

Tem você toda a razão em todas as referências que faz relativamente à ACAPO, ainda acrescento mais.
Essa digamos que associação nada mais é do que um grupo de amigalhaços, que se julgam os maiores mas que nada fazem para melhorar as condições de vida daqueles que supostamente esta associação se destina a ajudar.
Sou ambliupe tenho uma carreira profissional bem sucedida, mas nada devo a esses senhores, pois sempre que das poucas vezes que dirigi à ACAPO era vista como um bicho, que não interessava e simplesmente nunca fui aceite; o mesmo sei que aconteceu com outros.
Deles nunca precisei, e por todas as atitudes que até ao momento me chegaram ao conhecimento não lhes reconheço legitimidade para representarem os direitos dos deficientes visuais em Portugal.
Pois se deles dependêssemos iríamos todos pedir esmola que é a forma mais fácil de resolver problemas.
Estou consigo, e PARABÉNS pelo artigo.

Milena Casado

eugenia sousaSofro de miopia em estado avançado, sou mãe de três filhos e tenho 42 anos também já pensei que a ACAPO era a minha esperança de tornar a sonhar , mas tudo era ficção pois moro no concelho de Rio Maior, e claro muito longe de Lisboa . Tinha que deixar meus filhos pois estou separada para ter uma desmiola de formação .
Eu assim agradeço, mas não. Então pensei fazer um curso EFA de NIVEL SEGUNDARIO mas não está fácil, assim as ajudas técnicas eu é que as tive de arranjar, pois com um programa que se chama Magnifier que é um utilitário de visualização que torna o ecrã mais legível para utilizadores com problemas visuais me tem ajudado imenso .
Assim ando desmotivada pois ao pé deles sou a coitadinha curta de vista, não tenho esperança de isto melhorar nem de arranjar emprego pois dose-me para me reformar mas eu sinto que sou nova de mis para entregar os pontos alem disso tenho a meu encargo os filhos, assim as minhas esperanças numa vida digna são quase nulas

Comprimentos
Eugénia Sousa

eugenia sousa

Sérgio GonçalvesAmigo Luís, lamentavelmente, tenho de lhe dar razão.
Sabe, ah pessoas que nasceram num berso de ouro, e outras que nasceram num berso de palha.
As primeiras, tudo tiveram, tudo lhes foi dado nas mãozinhas, enquanto aos outros, tiveram como diz de lutar na vida para poderem serem alguém.
Na verdade, as pessoas que hoje dirigem a acapo, são aquelas que tiveram a sorte de nascer num deces bersos dourados, pelo que certas e determinadas coisas passam-lhe literalmente ao lado.
São pessoas para as quais vale muito mais parecer do que ser, daí a sua revolta e com razão!
Experimente organizar aí uma festarola qualquer, chame a comonicação social, dê-lhes do bom e do melhor para comer e beber, e com toda a certesa aí os terá a correr!
As periuridades desta gente é o acessório e não o que realmente é necessário.
Mas, ainda com grande lata que teem, ainda usam pedir que mais pessoas se associem a eles, mas apenas e só para que mais dinheiro la caia.
Gente de aviário, nunca saberá o que verdadeiramente interessa para os cegos, nem o que eles precisam, para uma melhor autonomia, para uma melhor vida profissional, etc,etc e tal.
Assim vai a acapozinha deste Portugal.
Cumprimentos

Sérgio Gonçalves